top of page

Proatividade tóxica existe?

  • Foto do escritor: Maíra Melo
    Maíra Melo
  • 27 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura


Em janeiro eu abordei no stories do meu Instagram a pergunta: “Você se considera proativo?”. O resultado foi quase dividido. Sessenta por cento se considerava enquanto 40%, não. Ainda cheguei a postar sobre a pesquisa e o tema no meu instagram, mas queria abordar o tema com mais profundidade e falando de outros vieses que não abordei na publicação: Quando a proatividade (pode) se torna(r) tóxica.


Ligeiramente impensável este caminho do ‘ser proativo’ se transformar em um lugar tóxico, não é mesmo? Ninguém conta que existe, todo mundo fala apenas o mesmo: Que atualmente todas as empresas procuram funcionários que tenham esta qualidade. Ou ainda que para empreender é muito interessante que se tenha esta qualidade advinda do final do século XX.


Não é que antes ela não existisse, todavia antes do fim do século XX, a proatividade não era uma qualidade ou habilidade que se destacava como diferencial ou essencial para alguém ser admitido em um emprego.


Então este nome longo de grande significância causa um terror, dor ou cansaço extremo dependendo da pessoa abordada. Mas vamos lá entender o porquê de eu dizer que proatividade pode se tornar uma qualidade tóxica.


Quando a proatividade se torna uma cobrança interna


Não chega a ser uma auto sabotagem, você - proativo - se acostuma a iniciar vários processos, ter ideias, se destacar no meio do trabalho por causa desta aptidão natural ou aprendida. Você começa a se ultra lotar de atividades, de tarefas, de coisas para pensar e planejar. No entanto, à medida que você cumpre as diversas atividades que se colocou para realizar, vem aquele sentimento “será que estou fazendo tudo que eu posso?”.


Você está tão viciado em ser a estrela guia que não percebe que é a estrela guia e passa a duvidar da quantidade ideal de realizações. Parece que mesmo fazendo tudo aquilo ainda não é o suficiente e assim você entra num péssimo ciclo de cobrança interna.


Como sair deste ciclo?

Desacelerando. Saindo da rotina de apenas pensar em trabalho e se cercando mais de amigos próximos e pessoas que veem os seus esforços, pois eles te dirão a verdade que você deixou de enxergar.



Quando a proatividade se torna uma frustração contínua


Este é o segundo pior tipo de problema que a proatividade pode ter como consequência. Quando você quer ser proativo e não tem espaço para ser assim dentro do seu trabalho. É a sensação de frustração constante, em que você vê o que poderia ser feito, corrigido, superado e… Não depende NADA de você.


Para piorar você não tem como abordar superiores afim de resolver a situação. Ou seja, neste tipo de caso você sentirá a angústia da sua proatividade extremamente mau utilizada. Nestes casos é preciso saber lidar com o ambiente em que se está para não passar por situações de estresse intenso ou até mesmo depressão.


Como lidar com esta situação?

Encontre válvulas de escape, seja outro emprego, outro ambiente ou atividade em que você possa liberar a sua proatividade. A válvula de escape libertará as suas frustrações e sensação de estresse causadas pela primeira situação.


E quando a pressão vem do chefe e você não é proativo?

Aqui em vez de se cobrar para ser algo que você não é, você pode ler mais sobre proatividade e, ao em vez de tentar ser o que o seu chefe que te cobra, demonstrar planejamento e domínio sobre as atividades que devem ser realizadas.


Porque de nada adianta ser proativo se você não é organizado.

Aos poucos você trabalha em você as habilidades de uma pessoa proativa, sendo uma coisa por vez. A pressão externa não deve influenciar em que você é. Na medida do possível, absorva o conhecimento que pode fazer diferença (e te dar sossego no trabalho) e siga em frente sendo quem você é.


-

Na internet eu pouco vejo artigos sobre os males do excesso ou mau direcionamento da proatividade e por isso resolvi escrever este artigo. Lembrando que a proatividade em si não é uma qualidade ruim, o que a faz assim são os contextos em que ela será aplicada.


Seja proativo na medida em que puder ser.

Este é o meu conselho.


Se quiser ver mais do meu instagram ou ler a publicação que fiz lá sobre este tema, clique aqui.

Comments


bottom of page