Logo Advogado: 5 dicas para se destacar da concorrência
- Maíra Melo
- 26 de ago. de 2024
- 4 min de leitura
Entenda o que deve evitar na sua marca, advogado, para se diferenciar em uma área tão concorrida.
Sendo uma das profissões mais antigas e cobiçadas do Brasil, o advogado ainda não conseguiu evoluir muito em como faz seu logotipo, seja profissional ou de escritórios de advocacia.
Muitos ainda preferem utilizar a tradicional balança da justiça e brasões, por desejarem passar a imagem de ser confiável, tradicional ou até mesmo conservador. Outros conseguiram sair um pouco dessa bolha e partiram para logotipos com suas iniciais e, a partir disto, muitas formas de aplica-las.
Alguns gostam de ter marcas com símbolos abstratos que sejam a união de suas iniciais. E, no caso de advogadas, gostam de usar letra cursiva em rosa dourado nas suas marcas profissionais. O que não sabem é que ficam – todos eles – iguais uns aos outros.
Eu me chamo Maíra Melo e sou designer gráfico há 12 anos. Dentre as minhas cinco especialidades está a criação de logotipo e identidade visual. Hoje vou contar a você advogado, advogada ou escritório de advocacia o que fazer de diferente na sua marca para se destacar da concorrência e ainda assim manter a seriedade da sua profissão. Venha comigo!

Preto, dourado, a balança e o brasão não vão te diferenciar no seu nicho
Muito pelo contrário, na realidade você se junta à multidão de marcas padrão de advocacia. Basta jogar no Google ‘logo advogado’ ou ‘logo advocacia’ para você ver o tanto de marcas que se enquadram nessas características.
Ainda que seja possível estilizar os elementos da balança e do brasão, eu indico que você esteja aberto à outra configuração se deseja se sobressair começando pela sua marca.
Invista em demonstrar a sua essência – deixe o seu cliente te conhecer visualmente primeiro
Ou seja, esteja aberto(a) às novas disposições e formas de demonstrar o seu lado profissional. Valores, missão, objetivos são uma boa forma de ter uma nova referência de como ser representado.
Você pode ainda focar em algo que já seja sólido entre você e seus clientes/audiência na Internet ou em um slogan. Ou mesmo a sua especialidade, por exemplo, advocacia ambiental. Aqui é possível pensar em adicionar folhas ou árvore como símbolo do seu logotipo, sendo você um advogado ou escritório de advogados associados.
Você pode ser feminina sem usar rosa claro ou letras cursivas – isso só te deixa inexperiente e iniciática
Numa tentativa de expressar feminilidade muitas advogadas optam por utilizar rosa em suas marcas. O que não sabem é que tons muito abertos de rosa na verdade conduzem a pensar em pureza e jovialidade, ou seja, que você não é experiente no que faz.
Existem opções de cor como azul, verde ou roxo que podem te deixar feminina ou ainda utilizar tons de rosa mais maduros como púrpura ou rosa choque escuro. E quanto à tipografia, opte por fontes mais clássicas ou ainda que modernas, não sejam cursivas.
Você pode demonstrar autoridade sem precisar utilizar somente cores escuras
Muitos advogados optam por paleta de cores fechadas para tentar transparecer seriedade, formalidade ou tradição. Por isso optam muitas vezes pela cor preta ou azul marinho bem fechado.
Em vez disso você pode apostar em tons clássicos como cinza chumbo, cinza e branco e transparecerá seriedade e também leveza. Ou ainda escolher tons como azul petróleo, bege e verde oliva.
Escritórios de advocacia podem fomentar a individualidade de seus associados sem perder a própria identidade
Uma vez que o seu escritório possui advogados associados você pode:
Utilizar cores da sua identidade visual para cada especialidade;
Atribuir elementos dentro das características da sua marca que traduzam tais especialidades.
Isso pode parecer novidade, mas é uma forma de segmentar internamente cada nicho e ainda assim manter a identidade do seu escritório como algo padrão e unificado. Nada impede que cada associado possua individualmente a própria identidade visual, mas em casos que o escritório deseje ter uma comunicação visual unificada esta é uma excelente saída.
Quanto ao logotipo em si, aposte em fontes clássicas para quando desejar transparecer seriedade e autoridade. E fontes modernas, sem serifa, para quando quiser se comunicar com mais flexibilidade e leveza – sem perder a formalidade.
Case Luiz Jó – Advogado Cível e Trabalhista
Meu cliente Luiz Jó desejava um logotipo para chamar de seu, mas ele não queria nenhum elemento tradicional: nem balança ou brasão. Sabendo que ele estava aberto à outra possibilidade de marca apresentei a ele a seguinte ideia (e que está com ele em uso desde 2016):

Para o logotipo dele eu não somente ‘brinquei’ com suas iniciais como também formei com elas o número 4. Tal número é justamente, dentro da numerologia, o resultado da soma das letras do nome dele. Então nada melhor que tornar sua marca pessoal e profissional fortalecida através da imagem.
As cores entregam profissionalismo, a tipografia é séria e ainda assim o conjunto não pesa e nem o deixa ultrapassado ou conservador.
Em um país com mais de 1 milhão de advogados¹ e 1.800 escritórios de advocacia², possuir uma marca/logotipo que te diferencie na multidão é entregar aos seus clientes valores e autenticidade.
Se você deseja isso para a sua marca profissional ou do seu escritório de advocacia, entre em contato comigo para conversamos mais – e assim eu saber como posso te ajudar começando pelo seu logotipo.
Aguardo seu contato, espero que seja em breve!
- Maíra
Fontes:
SOBRE A AUTORA

Maíra Melo é designer gráfico desde 2012 e iniciou sua carreira como designer gráfico freelancer. Multidisciplinar, atende clientes de diversos nichos desde ESG à Yoga. Em 2024 começou a dar aulas de colagem digital e consultorias voltadas para designers gráfico e para Instagram. Virginiana, gosta de ensinar e empreender.
Comments