top of page

Carrossel no LinkedIn: use para aprofundar seu conteúdo

  • Foto do escritor: Maíra Melo
    Maíra Melo
  • 10 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de ago. de 2024

Embora o LinkedIn seja conhecido como plataforma em que texto tenha um bom alcance orgânico, postar imagens e carrosséis fará muita diferença. Eu te conto o por quê.


Nove entre dez postagens feitas no LinkedIn são compostas somente por conteúdo textual. Isto acontece porque a plataforma possui um excelente alcance orgânico de postagens textuais, ao contrário do Instagram em que é 100% necessário que seja postado uma foto junto.


Este fator é muito atraente para quem não possui um designer gráfico para lhe ajudar a criar o conteúdo visual das postagens ou simplesmente para quem não tem tempo para tal.


E embora o conteúdo textual funcione maravilhas na plataforma, investir em conteúdo visual é também muito necessário: ele auxiliará na variedade de formatos e abordagens do conteúdo. E é aqui que o carrossel no LinkedIn entra.



Qual o tipo de postagem que funciona melhor no LinkedIn, além de texto?


As postagens de foto + texto são as segundas melhores postagens a se fazer no LinkedIn. Postagens com links externos ocupam o terceiro lugar e vídeos em quarto (fonte: experiência própria de mais de dois anos usando a plataforma e testando formatos de postagem).


Dentro do formato foto + texto temos dois tipos:


  • Foto única

Postagens com foto única são perfeitas para abordagens sucintas e diretas. Podem conter somente o título e um parágrafo para chamar a atenção ou terem uma lista/checklist para deixarem o conteúdo mais educativo.


  • Carrossel

Postagens no formato carrossel são perfeitas para aprofundar o assunto da postagem, além de tornarem a leitura e interação mais dinâmica. Ou seja, o que seria um textão se torna um conjunto visual fluído e bem mais leve de ler e absorver.


A maior ressalva que faço é que não abuse da quantidade de telas no carrossel. Até 10 telas é o suficiente. A partir disto ficará muito cansativa a leitura e a tendência é que as pessoas abandonem no meio do caminho.



Qual a melhor forma de se postar o formato carrossel no LinkedIn?


Embora o LinkedIn disponibilize a opção de se postar várias fotos numa única postagem, esse formato não funcionará como carrossel dinâmico (e o alcance também não é dos melhores).


O melhor formato é o formato PDF. Então, sim, você vai postar o que a plataforma chama de “documento”. E assim o carrossel será prático e as telas serão deslizadas para a esquerda normalmente.



Por que investir em contratar uma designer gráfico para criar seus carrosséis é importante 


O primeiro fator para você entrar em contato comigo e me contratar 😜 é ter artes profissionais e elaboradas somente para você, em que eu aplico a sua identidade visual e te diferencio da sua concorrência (e se você não tiver, não se preocupe, criarei uma)


O segundo fator é justamente a variação de conteúdo em que as imagens e carrosséis se aliarão ao seu conteúdo textual. Os formatos serão pensados e feitos segundo a necessidade do seu conteúdo, da estratégia de postagem dele. Quando estratégia de conteúdo e design gráfico andam juntos todo negócio cresce.


Para te ajudar a conhecer mais o meu trabalho, deixo a seguir dois carrosséis feitos para clientes meus e que foram postados no LinkedIn:

 

Carrossel para Manuela Valença


Carrossel para Roberto Roche & Associados




 

Espero que em breve estejamos conversando para trabalharmos juntas(os)!


Te aguardo 😁.

Maíra Melo



 

SOBRE A AUTORA


Mulher branca de camiseta preta sobre fundo laranja olha para o usuário com um sorriso leve.
Maíra Melo Designer

Maíra Melo é designer gráfico desde 2012 e iniciou sua carreira como designer gráfico freelancer. Multidisciplinar, atende clientes de diversos nichos desde ESG à Yoga. Em 2024 começou a dar aulas de colagem digital e consultorias voltadas para designers gráfico e para Instagram. Virginiana, gosta de ensinar e empreender.


Comments


bottom of page