O bloqueio criativo não é um bicho de sete cabeças
- Maíra Melo
- 1 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2023

Quem é da área de criação geralmente passa por este momento: O tal do bloqueio criativo. Algumas pessoas acham que ele é um bicho de sete cabeças, mas na maioria das vezes ele está relacionado a alguma trava emocional.
Se não é o cansaço físico e mental, ele envolve dificuldades como insegurança, frustração com suas próprias limitações ou mesmo medo de fracassar no que se tem que fazer. Então antes seguir as dicas de como resolvê-lo você deve identificar o real motivo de estar se sentindo assim impedido de criar o que precisa. Uma vez tendo conhecimento do que realmente se trata é muito mais fácil superar esta barreira.
Por exemplo, caso o bloqueio venha do medo de fracassar pense em todos os projetos que já fez antes e de como, quando confiou no processo, as coisas fluíram muito melhores. Tire também dos próprios ombros a necessidade de acertar de primeira e leve em consideração que cada projeto é um projeto diferente, mesmo que seja para o mesmo cliente.
Depois disso, ai sim podemos ir para a lista de sugestões de como ultrapassar o bloqueio criativo.
1. Se dê um tempo e faça qualquer outra coisa que não esteja relacionada ao trabalho.
2. Ouça músicas que te deixam animado ou relaxado. Aquelas preferidas de cantar torto no chuveiro.
3. Assista filmes e séries que te inspirem e te levem a outros locais mentais.
4. Observe a sua lista de inspiração (se você não tem uma precisa criar para ontem!)
5. Faça rascunhos sem pressão e tensão, vai lá fazer uns testes sem propósito.
6. Observe projetos semelhantes aos seus para ver o que é comum criarem - e se é a mesma coisa que você quer também.
7. E se tudo isto não resolver, você tem duas coisas a mais que pode tentar.
a) Conversar com alguém sobre isso.
b) Desistir do projeto e assumir que, infelizmente, não deu.
A letra B pode parecer inadmissível para algumas áreas de criação, mas isto é libertador. Admitir que não consegue criar é ser honesto com quem te escolheu e consigo mesmo. Está tudo bem e é extremamente natural que em algum momento você não consiga MESMO criar o que foi proposto. E muitas vezes depois de desistir você volta com gás maravilhoso para outras coisas.
Pela minha experiência (oito anos de atuação <3) o bloqueio criativo está muito relacionado ao estresse e medo de falhar. Quando um destes dois, se não ambos, se acumulam no nosso emocional fica quase impossível criar. Não é tédio ou que a sua fonte criativa secou. O problema é de uma raiz muito mais profunda e que quando é ignorada vira uma bola de neve ainda maior.
Ouça o alerta da sua mente criativa e saiba respeitá-lo.
Só vai te fazer bem.
Se você gostou ou este texto te ajudou, compartilha!
Comments