top of page

Match layout: quando a proporção encontra a função ideal

  • Foto do escritor: Maíra Melo
    Maíra Melo
  • 8 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura


A quantidade de sites no Google indicando o formato preciso de imagens para Instagram é de perder de vista. Cada um tem a sua dica sobre a proporção ideal para o formato quadrado, paisagem, retrato, stories, mas falta a eles um detalhe: A orientação sobre quando usá-los e para quais demandas ou necessidades.


Nesta semana me deparei com uma diretriz num perfil de uma coaching para mídia social que afirmava que o formato retrato era, obrigatoriamente, o melhor formato para ser usado no instagram. O que não é bem por ai. A proporção da imagem deve atender à demanda, ao que a sua postagem que exprimir ou alcançar.


O formato quadrado é o formato mais básico e nem por isso menos funcional. Ele é perfeito para quem tem volume de texto mediano, possui uma imagem/ilustração que não é o foco da publicação. Ele é ótimo para trabalhar unidade e coesão visual. Se você perceber a média do uso do formato quadrado é de quase 100% dos usuários, uma vez que este formato advém do Facebook. Está na mente das pessoas, elas já se acostumaram com ele.


Porém se o seu caso é trabalhar com fotografia, paisagens, fotos de comida, flores, afins, o formato retrato (vertical) é o mais indicado mesmo, muito mais (até!), que o formato paisagem (horizontal). Porque dificilmente terá algum texto na foto, se tiver será algo mínimo como nome do fotógrafo ou alguma informação curtinha. Se a sua meta é chamar a atenção do seu consumidor/usuário através do apelo visual, invista pesado neste formato, lembrando-se de centralizar no meio (horizontal) do formato o que for mais apelativo ou importante, uma vez que será justamente esta a parte que estará visível na timeline do perfil no Instagram.

O formato retrato também é indicado para quem tem muito conteúdo para adicionar a uma arte só.

Como informações de eventos (palestras, simpósios, etc.), informações de preços (catálogo ou promoções) por exemplo. Em situações como estas, o formato retrato cai como uma luva. Evite utilizar o formato paisagem quando tiver um volume de texto muito grande, principalmente no Instagram. Embora seja possível dar zoom na imagem, a disposição da informação dificulta a leitura do usuário - e assim experiência dele.


Já para o formato stories, o seu uso é bem mais diverso e ajustável às necessidades da demanda (moderado ou pouco texto e elementos). A única regra que eu indico seguir - em termos de diagramação - é que exista a área de respiro, que não se acumule informação textual e figuras em excesso. O usuário pode parar o storie para ler, mas ninguém estará disposto a ler uma matéria jornalística ou trecho longo de livro num storie.


É essencial entender que a proporção da imagem não deve ser uma regra obrigatória: Ela deve ser usada de acordo com a necessidade e contexto do cliente e da diagramação.

Se você é empreendedor e sente dificuldades em entender ou aplicar o que eu expliquei acima, procure um designer gráfico (como eu, basta me mandar uma mensagem :D) para expor o seu conteúdo da melhor forma, de acordo com a necessidade dele e a sua.

Comments


bottom of page