Design de mídia social: saiba como fazer artes para notícias
- Maíra Melo
- 17 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2023
6 dicas para você aprender a fazer melhores artes de notícias para mídias sociais
Na era da informação imediata, muitos jornais e revistas optaram por manter seus assinantes e seguidores informados via redes sociais como Instagram, LinkedIn e Twitter ao postarem notícias em seus perfis.
Contudo esta prática não se limita somente a eles: existem vários outros perfis, de diversos setores (como por exemplo publicidade, comunicação e comex), que gostam de manter seus seguidores e clientes informados e por dentro dos últimos fatos importantes.
Por causa deste novo hábito e prática, cresceu exponencialmente a necessidade deste tipo de layout que precisa ser objetivo, entregando mais informação textual e ainda assim tenha a imagem como forte, em uma conversa equilibrada com o texto.
Eu gosto de chamar este tipo de material de arte para notícias ou artes de notícias em que se nota o aumento da sua frequência nas redes sociais - em especial no Instagram - e como elas precisam ser simples e diretas em sua comunicação visual. Elas possuem uma pegada clean, mas não chegam a ser minimalistas.
Separei algumas artes de jornais nacionais para ilustrar este tipo de layout e indico a seguir os detalhes aos quais é preciso atenção ao fazer um design para artes de notícias. Vamos lá!
Volume de texto da notícia por imagem
Prefira a manchete/título em destaque que manchete e sutiã na composição. Abaixo exemplos com o layout da Folha de Pernambuco e Estadão que seguem essa regra.
Cores utilizadas abaixo do texto
Prefira ou escurecer a parte debaixo da foto para garantir a legibilidade e leiturabilidade do texto, ou adicionar algum elemento por trás do texto que garanta isso.
Abaixo exemplos com o layout da Folha de Sâo Paulo e Globo News.
Evite a disputa pela atenção
Quem deve falar primeiro? Tem notícias que é a imagem e enquanto outras, o texto. Atente-se à necessidade da notícia.
Evite muita informação textual no layout
Como por exemplo nome e endereço da página, anunciantes, etc. O logotipo ou o @ do perfil são o bastante.
Abaixo exemplos com o layout do Meio Sustentável e Estadão que possuem um certo acúmulo de informações na imagem além de fazer com que texto e imagem disputem a atenção do leitor.
Layout simples e direto entrega melhor a notícia
Uma vez que o objetivo é informar mais que ilustrar. Abaixo exemplos com o layout da Folha de São Paulo e Portal G1.
A arte precisa ser fácil de produzir
Então um template para a notícia é o melhor a se fazer aqui, até porque se você não estiver disponível no momento para fazer a arte, outra pessoa poderá fazê-la.
Abaixo dois templates de notícias que criei para clientes que atendi em parceria com a ComexLand. (2021).
Seguindo estas dicas você com certeza conseguirá produzir um material que entregue o que é preciso para o leitor do perfil. Aproveite para observar as artes dos jornais que coloquei acima para compará-las e retirar o melhor delas para futuros projetos.
Particularmente eu gostei do estilo capa de jornal que a Folha de São Paulo conseguiu imprimir em seu layout, que aparece ali no item Layout simples e direto. Talvez exista um excesso de branco na arte, mas ainda assim foi nela que eles conseguiram quebrar um padrão de arte que você pode perceber nas demais.
Outro estilo que gosto muito porque funciona muito bem é do Meio Sustentável. Na parte superior da arte ele classifica seu tema, além de adotar uma cor diferente para cada assunto, tornando o reconhecimento visual do teor da matéria/postagem de fácil e rápida compreensão. Fica ruim somente quando há muito texto na imagem e isso forma um bolo de informações visuais, que é justamente o que eu oriento não fazer no item Evite muita informação textual no layout.
Se você não é designer gráfico e está precisando de uma ajuda para montar a identidade visual do seu perfil de notícias, vamos conversar!
Espero ter te ajudado!
Boa sorte nos próximos trabalhos 😀.
Maíra
SOBRE A AUTORA

Maíra Melo é designer gráfico desde 2012 e iniciou sua carreira como designer gráfico freelancer. Multidisciplinar, atende cliente de diversos nichos desde ESG à Yoga. Virginiana, gosta de ensinar e empreender.
Comments